segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MEDITAÇÃO DE NATAL - 1 A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO DA IGREJA PRIMITIVA


Por: Moacir Ramos de Oliveira
Introdução: Qual foi a razão que a igreja primitiva ser tão eficaz e
alcançar sucesso no seu testemunho de vida frente ao um mundo pagão e hostil.? Quais fatores que estavam presentes na vida desses irmãos?
Em primeiro lugar existe um princípio que sempre deve estar evidente para que nos tornemos tão eficaz quanto eles. O mundo tem que VER algo. Jesus disse no sermão da montanha que a igreja em sua natureza ela deve ser sal e luz do mundo.
O sal não pode ficar no saleiro e a luz não pode estar debaixo da cama e sim no alto do monte como uma cidade. O sal é para dar sabor e evitar a corrupção total, e a luz é para ser vista e iluminar as trevas. A frase de Jesus e extremamente significativa “Para que “VEJAM” as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que estais no céu”
Portanto, se queremos alcançar o mundo com nosso testemunho ele tem que “ver” algo que cause impacto. Ele tem que perceber algo que não é deste mundo. Algo sobrenatural, algo transcendente, algo celestial.
Vejamos de que maneira a igreja primitiva expressava essa realidade, e isso faz toda a diferença quanto ao testemunho. Deus manifesta-se no meio deles e produz transformações nas vidas que são tocadas por essa presença.
A igreja primitiva tinha muitas coisas especiais em sua expressão e
experiência de vida, mas vamos destacar apenas cinco fatores que são essenciais para que o testemunho seja profundo, contundente e
impactante.
I – Primeiro Fator: UNIDADE
Jesus em sua oração sacerdotal orou para que os seus seguidores em
todas as eras fossem um. A razão primeira de tal oração e era para que o mundo pudesse crer.

“a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” Jo. 17:21
“eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como também amaste a mim. João 17:23
• O mundo precisa ver unidade entre os seguidores de Jesus para
poder crer que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus e que foi
enviado pelo Pai.
• O mundo precisa ver unidade na igreja para veja que somos amados pelo Pai, da mesma maneira que ele ama a Jesus. O amor que o Pai tem pelo filho é um amor “eterno” e o amor que somos alcançados também tem a mesma qualidade e expressão. Somos amados pelo Pai deste antes da criação do mundo, temos um destino eterno.
Quem nos separará do amor de Deus, que está em Cristo Jesus?
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou
angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Romanos 8:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário